terça-feira, 6 de outubro de 2009

War - O Jogo






War

(a idêntica versão em inglês é Risk) é um jogo de tabuleiro, lançado no Brasil pela Grow. O jogo é disputado com um mapa do mundo dividido em 6 regiões (Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania). Cada jogador recebe uma carta com um determinado objetivo e quem completar primeiro o seu e declará-lo cumprido é o vencedor.


É disputado em rodadas, nas quais os participantes colocam exércitos e ataca outros oponentes. Os quais seriam as bolinhas menores, vistas nas imagens abaixo.

O jogo, popular há décadas, é baseado no Risk da Parker Brothers, lançado nos Estados Unidos da América em 1952. Em 2005, havia quatro versões (com três conjuntos de regras diferentes) à venda no mercado brasileiro - War, War Júnior, War II e uma edição especial com as mesmas regras e funcionalidade do War clássico, mas uma apresentação mais refinada. Em 2007, foi lançada no Brasil a versão War: Império Romano, que se passa num mapa que retrata o Império Romano em seu apogeu. No exterior, há muitas outras versões temáticas - por exemplo, há uma versão Guerra nas Estrelas, outra ambientada apenas na Europa, uma versão ambientada em 2210, uma outra durante as Guerras Napoleônicas, e uma ainda que envolve batalhas em uma Europa mitológica, com o Reino de Atlântida e o Hades, dentre outras versões. Uma partida pode durar várias horas, com disputas, regidas pela estratégica dos jogadores e pela sorte lançada pelos dados.



Territórios

Mapa do War

Já houve diversas versões do mapa-mundi no WAR/WAR II com diferenças sutis, mas um mapa muito curioso que foi lançado no final dos anos 80, início dos 90, foi um mapa visualizado a partir do Círculo Polar Ártico (Pólo Norte), dando a impressão de um mundo arredondado e achatado.
Outra curiosidade sobre o tabuleiro dessa época, é que ele era composto por quatro grandes peças que se encaixavam e não dobrado como os atuais.


América do Sul
Continente de cor verde
.Manter sua conquista significa ganhar 2 exércitos extras.

Territórios

Brasil
Argentina/Uruguai
Colômbia/Venezuela
Peru/Bolívia/Chile

Curiosidades:


Este é o único continente que, de uma certa forma, manteve os nomes que os territórios tinham em Risk (o território Colômbia/Venezuela é chamado apenas Venezuela no original).
O território da Argentina inclui também o Paraguai. O território Colômbia/Venezuela inclui as Guianas.
O território do Peru incorpora também o Equador.
O único país que corresponde à realidade é o Brasil - em todo o tabuleiro, o país compartilha esta peculiaridade apenas com Islândia, Japão, Madagascar, e Austrália (com exceção de Risk, onde a Austrália é dividida em duas - ver abaixo).



América do Norte
Continente de cor alaranjada, ou amarelada, dependendo da versão. Manter sua conquista significa ganhar 5 exércitos extras.

México
Califórnia
Nova York
Labrador
Ottawa
Vancouver
Mackenzie
Alasca
Groenlândia
Cuba (somente no War II)


Curiosidades:

é o 2º Continente com mais territórios.


É marcado pelo território da América Central e da América do Norte, apesar de não ter nenhum país da primeira no Jogo.


O Território Norte-americano foi dividido em 3:

*O grande pólo econômico Nova York (Leste dos EUA, em Risk);
*O estado mais populoso, Califórnia (Oeste dos EUA, em Risk); e
*A região pertencente aos EUA: Alasca.

Os estados concentrados por Nova York, além do próprio, são: Minnesota, Iowa, Missouri, Oklahoma, Texas, Wisconsin, Michigan, Illinois, Indiana, Ohio, Kentucky, Tennessee, Arkansas, Louisiana, Mississippi, Alabama, Geórgia, Carolina do Sul, Flórida, Vermont, New Hampshire, Maine, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Pensilvânia, Nova Jersey, Virgínia Ocidental, Maryland, Delaware, Virgínia e Carolina do Norte.

Cuba tem uma pequena alteração e só existe no War II Na Califórnia, além da mesma, encontram-se: Washington, Oregon, Idaho, Montana, Dakota do Norte, Wyoming, Dakota do Sul, Nebraska, Nevada, Utah, Colorado, Kansas, Arizona e Novo México.

O Território canadense foi dividido em 4:

*A região de colonização francesa: Labrador (Québec, em Risk)
* Um importante pólo econômico: Mackenzie (Território do Nordeste, em Risk)
* A capital política: Ottawa (Ontário, em Risk)

* Uma das cidades mais populosas: Vancouver (Alberta, em Risk)

As províncias canadenses da vida real se dividem como segue:

* Mackenzie: Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut.
* Vancouver: Colúmbia Britânica, Alberta e Saskatchewan.
* Ottawa: Manitoba e Ontário.
* Labrador: Québec, Terra Nova, Nova Brunswick, Nova Escócia e Ilha do Príncipe Eduardo.

O território Mexicano abrange, além do México, o continente centro-americano, inclusive as três grandes ilhas do Caribe: Cuba, Jamaica e Hispaniola (onde ficam o Haiti e a República Dominicana).


Europa:

Continente de cor azul. Manter sua conquista significa ganhar 5 exércitos extras.

* Islândia
* Inglaterra (Grã-Bretanha, em Risk)
* Suécia (Escandinávia, em Risk)
* Alemanha
* Espanha/Portugal/França/Itália
* Polônia/Iugoslávia
* Moscou (Ucrânia, em Risk)

Curiosidades:


- Entre a versão original em Risk e a presente em War, este foi o continente que mais sofreu alterações territoriais:

* O território correspondente à Polônia, ex-Tchecoslováquia e Hungria foi separado da Europa do Norte, que veio a se tornar a Alemanha (que ainda contém Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo e Dinamarca);


* Os locais acima relacionados uniram-se aos países dos Bálcãs que compunham a Europa do Sul (Romênia, Bulgária, Grécia, Albânia, ex-Iugoslávia e a porção européia da Turquia), formando o território Polônia/Iugoslávia;

* O restante da Europa do Sul sofreu outra cisão, com a Itália incorporada à Europa Ocidental (formando o território Portugal/Espanha), e a Suíça e a Áustria fundindo-se à Alemanha.

* O território inglês, na verdade, representa o Reino Unido como um todo - inclusive a Irlanda. Por isso, no Risk, é chamado Grã-Bretanha.

* O território da Suécia representa também Noruega e Finlândia.

* O território de Moscou, além da parte européia da Rússia, também possui dentro de suas fronteiras Estônia, Letônia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia (que batiza o território em Risk), Moldávia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão

África:

Continente de cor rosada. Manter sua conquista significa ganhar 3 exércitos extras.

*Argélia/Nigéria (África do Norte, em Risk)
*Egito
*Congo
*Sudão (África Oriental, em Risk)
*Madagascar
*África do Sul

Curiosidades:


*O Chade, que pertencia à África do Norte em Risk, passou a ser território sudanês.


*Angola e Zâmbia passaram da África do Sul em Risk para o Congo em War.


*Ainda que pouco notável, o território da África do Sul se estende ao Malawi que, antes, pertencia à África Oriental.

*Países abrangidos por cada território (além dos citados em seus nomes):

*Argélia/Nigéria: Marrocos, Tunísia, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné, Serra Leoa, Libéria, Burkina Fasso, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin, Camarões e Guiné Equatorial.

*Egito: Líbia.

*Sudão: Chade, Etiópia, Eritréia, Djibuti, Somália, República Centro-Africana, Uganda, Quênia, Ruanda, Burundi e Tanzânia.

*Congo: Gabão e República Democrática do Congo.

*África do Sul: Angola, Zâmbia, Malawi, Moçambique, Namíbia, Botsuana e Zimbábue.

Ásia:
Continente de cor amarela. Manter sua conquista significa ganhar 7 exércitos extras.

*Oriente Médio
*Aral (Afeganistão, em Risk)
*Omsk (Montes Urais, em Risk)
*Dudinka (Sibéria, em Risk)
*Sibéria (Yakutsk, em Risk)
*Tchita (Irkutsk, em Risk)
*Mongólia
*Vladivostok (Kamchatka, em Risk)
*China
*Índia
*Japão
*Vietnã (Sião, em Risk)


Curiosidades:

Em Risk, é interessante notar que o território do Afeganistão (Aral, em War), não engloba o próprio país, que está dentro do território da Índia. O território da Mongólia, em War, é menor do que o visto em Risk, que inclui o Nordeste da China e a península da Coréia (que é território chinês em War). Os territórios russos de War não apresentam exatamente as mesmas dimensões em Risk, tendo sido feitas as associações com base em suas localizações. Países cobertos por alguns territórios:

* Oriente Médio: Turquia (apenas a parte asiática), Síria, Líbano, Israel, Jordânia, Iraque,

* Kuwait, Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Omã e Irã.
* Índia: Afeganistão, Paquistão, Nepal, Butão e Bangladesh.
* Vietnã: Mianmá, Tailândia, Laos, Camboja e a porção continental da Malásia.
* China: Coréia do Norte e Coréia do Sul (em algumas versões, estes países pertencem a Vladivostok).
* Aral: Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguistão e Tajiquistão.

Repare-se que, assim como o Aral concentra todas as ex-repúblicas soviéticas que se encontram na Ásia, o mesmo ocorre com Moscou em relação à Europa.

Oceania:

Continente de cor vermelha. Manter sua conquista significa ganhar 2 exércitos extras.

* Bornéu
* Sumatra
* Nova Guiné
* Austrália


Curiosidades:


* É o único continente que, na transição de Risk para War, manteve o número de territórios com os mesmos tendo sido alterados: o território da Indonésia foi separado em Sumatra (logo a sudoeste do Vietnã) e Bornéu (a sudeste do mesmo território - no qual se localiza a porção insular da Malásia, e que também inclui as Filipinas), enquanto a Austrália era composta de dois territórios diferentes (Austrália Ocidental e Austrália Oriental).


* É possível notar um desalinhamento da Oceania em relação ao planisfério oficial. Isso ocorre, é claro, por questões de estética em relação ao tabuleiro do jogo. Apesar disso, não houve espaço suficiente para incluir a Nova Zelândia no mapa, de forma que ela não existe no War.

Probabilidades nos dados

O número de dados lançados varia de acordo com o número de exércitos atacando e defendendo. Dessa forma pode-se separar em três categorias, de acordo com o número de exércitos defendendo o território alvo do ataque.

Territórios com um exército:

Territórios com dois exércitos:

Territórios com três exércitos:



Acesse: http://www.grow.com.br/admin/incalt/arquivos/produtos/PDF/6/435.pdf

By Wikipédia Brasil


Heil !

Nenhum comentário:

Postar um comentário